PCI-DSS: Conheça os 12 requerimentos
Fraudes de Cartão de Crédito
Fraudes eletrônicas ou fraudes de cartão de crédito são aquelas em que os dados do cartão de crédito (número, validade e código de segurança) são roubados e usados indevidamente para a realização de compras em estabelecimentos. Os estabelecimentos entregam o produto comprado e esperam receber, em alguns dias, o crédito referente àquela venda.
Ao receber a fatura do cartão de crédito, os clientes (portadores de cartão de crédito) identificam despesas que não foram feitas por eles e solicitam à administradora o cancelamento das mesmas. A administradora, por sua vez, estorna a compra do estabelecimento, que não recebe o dinheiro e já entregou o produto. O estabelecimento acaba assumindo o prejuízo da fraude.
O que é PCI-DSS?
Em setembro de 2006, algumas bandeiras de cartão de crédito, entre elas Visa, Mastercard e American Express, criaram um conselho designado a criar e recomendar as melhores práticas de segurança de dados, a serem seguidas pelos estabelecimentos comerciais que aceitam cartões de crédito como forma de pagamento, para proteger a privacidade dos consumidores portadores de cartão de crédito. Esse conselho é chamado PCI Council (www.pcisecuritystandards.org).
O PCI-DSS contempla 12 requerimentos básicos que têm o objetivo de:
- Manter a rede de dados segura;
- Proteger as informações de portadores de cartão de crédito;
- Manter um programa de Gerenciamento de vulnerabilidades;
- Implementar um forte controle de acessos;
- Manter uma política de segurança de informações.
Não estar em conformidade com a PCI-DSS pode incorrer em multas e até em descredenciamento dos estabelecimentos comerciais em aceitar cartões de crédito.
12 Requerimentos da PCI-DSS
-
Instalar e manter um firewall para proteger dados de cartão de crédito.
- Não utilizar senhas padrão ou outras configurações de segurança dos softwares utilizados.
- Proteger dados de cartões de crédito armazenados.
- Utilizar criptografia na transmissão de dados de cartões de crédito, manter um programa de Gerenciamento de Vulnerabilidades.
- Utilizar regularmente programas anti-vírus.
- Desenvolver e manter sistemas e aplicações seguras, implementar um forte controle de acesso.
- Restringir acesso a dados de cartões de crédito por negócio e por pessoas que realmente precisam acessá-los.
- Designar um único ID para cada usuário da rede e sistemas.
- Restringir acesso físico aos dados de cartão de crédito, testar e monitorar a rede regularmente.
- Rastrear e monitorar todos os acessos à rede e dados de cartões de crédito.
- Testar a segurança de sistemas e processos regularmente, manter um programa de Gerenciamento de Vulnerabilidades.
- Manter uma política que enderece informações de segurança.
Quem precisa estar em conformidade?
O PCI DSS se aplica a toda e qualquer empresa que coleta, processa, armazena ou transmite informação de cartão de crédito, estando, portanto, obrigada a se adaptar ao padrão. Em linhas gerais, esta adaptação inclui comerciantes, intermediários que processam dados de cartão de crédito e estão ligados à rede da associação de cartões, assim como provedores de serviço que hospedam sites, processam transações em ATM ou coletam e processam dados de cartão de crédito em nome de membros das redes Visa e Mastercard – gateways de pagamento.
A exceção fica com empresas que apenas emitem cartões de crédito e autorizam transações, como bancos e grandes varejistas, deixando de ser obrigados a demonstrar conformidade com o PCI DSS.
Fonte: iMasters