Juice Jacking: os perigos por trás das portas USB públicas
Atualmente, é muito comum encontrar portas USB ou totens de carregamento em transportes públicos, aeroportos, hotéis e até mesmo festivais ou parques de diversões. Porém, será que eles são seguros?
Neste artigo, vamos explicar o que é Juice Jacking, como ele funciona, seus riscos e como se proteger deles.
Você já ouviu falar de Juice Jacking?
Juice Jacking é o nome de uma estratégia utilizada por cibercriminosos para roubar dados sensíveis ou instalar malware em celulares e outros dispositivos portáteis.
Trata-se da adulteração de portas USB ou totens de carregamento públicos, ou seja, basta o criminoso se conectar usando um cabo para carregar a porta USB com malware. Assim, ele poderá infectar qualquer dispositivo que se conecte a eles.
O objetivo do ataque é acessar informações sensíveis, como senhas, números de cartão de crédito, endereços, nomes e outros dados. Depois, essas informações podem ser vendidas na dark web ou usadas para outros crimes, como roubo de identidade e fraude. Os criminosos também podem instalar malwares para rastrear teclas digitadas, exibir anúncios ou adicionar dispositivos a uma rede de bots.
O Juice Jacking ficou conhecido em 2011 na conferência DefCon dos Estados Unidos, quando pesquisadores de segurança criaram e disponibilizaram propositalmente um totem de carregamento público infectado. Quando as pessoas se conectavam ao totem, recebiam um aviso sobre os perigos daquela ação. O objetivo era conscientizar as pessoas sobre as vulnerabilidades das portas USB e totens de carregamento públicos.
Como se proteger do Juice Jacking
Pense em seu smartphone ou tablet como seu cartão de crédito: você não insere ele em qualquer lugar. A regra é a mesma para os seus dispositivos pessoais. Veja a seguir o que você pode fazer para evitar o Juice Jacking:
-
Quando estiver na rua, prefira carregar seu celular usando um power bank. Assim, você previne a necessidade de usar portas USB públicas.
-
Em vez de conectar seu dispositivo a uma porta USB desconhecida, você pode usar um adaptador de energia diretamente em uma tomada elétrica. Essa é a forma mais segura de carregar seu celular, já que o adaptador não possibilita a transmissão de dados.
-
Você também pode adquirir cabos USB que bloqueiam a transmissão de dados, permitindo apenas a carga de energia. Esses cabos ajudam a prevenir a transferência não autorizada de informações.
-
Outra opção é adquirir um acessório conhecido como “camisinha USB”, que também serve como proteção contra a transmissão de dados. Porém, tenha em mente que o carregamento pode ser um pouco mais lento.
-
Caso você precise mesmo utilizar uma entrada USB pública, dê preferência por manter o dispositivo desligado durante a recarga ou pesquise se o celular possui a opção de desativar a transferência de dados via USB.
A conveniência dos carregadores públicos é inegável, mas manter sua segurança digital vem sempre em primeiro lugar. Ao tomar precauções simples, é possível continuar desfrutando da comodidade sem comprometer a segurança pessoal e a integridade dos seus dados.
Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security