Você está aqui: Página Inicial / Blog / Programa Celular Seguro: o que é, como funciona e tudo o que sabemos até agora

Programa Celular Seguro: o que é, como funciona e tudo o que sabemos até agora

O programa Celular Seguro é uma iniciativa do governo brasileiro, para combater furtos e roubos de celulares no país, lançada em 2023. 

O objetivo é desestimular esse tipo de delito, evitando que criminosos acessem dados sensíveis de suas vítimas, invadam contas bancárias ou usem o número de telefone para aplicar outros golpes. Hoje em dia, a maioria das pessoas possui dados e aplicativos sensíveis em seus celulares, então, é imprescindível que essas informações estejam protegidas. 

Como funciona o programa Celular Seguro?

O Celular Seguro funciona como uma ponte entre o proprietário de um celular e instituições financeiras, aplicativos e operadoras de telefonia vinculados ao programa. Com essa ferramenta, o usuário pode bloquear aplicativos, contas bancárias e linhas telefônicas com apenas alguns cliques. 

A ideia é emitir um alerta simultâneo para as instituições e empresas que fazem parte da iniciativa solicitando o bloqueio. Com isso, espera-se reduzir o tempo que a vítima leva para entrar em contato com cada instituição e agilizar o bloqueio para evitar grandes prejuízos.

Além disso, vítimas de furto ou roubo podem usar a ferramenta para registrar ocorrências. Essa opção permite encaminhar notificações para os responsáveis pelo programa, que enviarão avisos para os órgãos da justiça. 

Além de apoiar a vítima direta de roubos de furtos, o Ministério da Justiça espera desestimular novos crimes com o programa. É o que explica o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, em entrevista ao g1:

"A pessoa que roubou o aparelho não vai conseguir usar os aplicativos, não vai acessar os bancos, não vai conseguir vender o aparelho. A gente acredita que, com isso, vai desestimular o interesse por esse delito e também pela receptação".

O que ele já consegue bloquear? 

A abrangência de bloqueio depende das parcerias entre o Governo Federal e as entidades e empresas que representam os aplicativos e serviços presentes nos celulares.

Até o momento, é possível bloquear a linha telefônica e aplicativos de boa parte dos bancos. Aplicativos de transporte e delivery também estão entre os parceiros. Para ver a lista completa, acesse a página oficial do programa.

Como se cadastrar e utilizar o programa Celular Seguro?

Você pode se cadastrar no programa Celular Seguro tanto pelo aplicativo quanto pelo site oficial da iniciativa. Após o cadastro, o usuário pode registrar um ou mais números de telefone desde que estejam vinculados ao mesmo CPF.

O sistema também permite o cadastro de “Pessoas de confiança”, que podem registrar uma ocorrência pela vítima em caso de roubo, furto ou perda de um aparelho. Porém, essa funcionalidade é opcional, já que a ocorrência pode ser feita através do site pela própria vítima.

Porém, esteja atento. É muito comum que criminosos se aproveitem de iniciativas do governo para enganar pessoas, criando contas em redes sociais, disseminando links e aplicativos falsos. Por isso, na busca por mais informações ou por adesão ao programa, certifique-se de que você está acessando os canais oficiais do governo ou das instituições parceiras do programa.

Conclusão

Por fim, é preciso ter em mente que nem todos os aplicativos e serviços poderão ser bloqueados pela ferramenta. O programa Celular Seguro deve continuar se desenvolvendo e fazendo novas parcerias para aumentar sua eficácia.

Além disso, não se esqueça de que os principais sistemas operacionais possuem seus próprios métodos de bloqueio e segurança, que também devem ser configurados para garantir maior proteção para seu aparelho.

Infelizmente, estamos todos sujeitos a perdas, roubos ou furtos de celular. Portanto, qualquer precaução é bem-vinda.

Produção: Equipe de Conteúdo da Perallis Security